Exames

Exames de Campo Visual (Manual e Computadorizado)

O exame de Campo Visual é utilizado no diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças do nervo óptico como, por exemplo, o glaucoma. Esse exame observa a capacidade de resposta do paciente a um estímulo visual nos diversos pontos do campo de visão.

Ao final do exame, obtém-se um gráfico que corresponde aos locais onde os estímulos foram ou não notados pelo paciente. A falta de percepção de um estímulo pode ser considerada como uma região onde houve perda da visão.

Existem algumas formas de se avaliar o campo visual, entre elas:

Campimetria computadorizada

É o exame do campo visual realizado em aparelho gerenciado por programa de computador. É um exame que fornece diversas informações úteis para o acompanhamento da progressão da doença ao longo do tempo, principalmente nos casos de glaucoma.

Campimetria Manual

É o exame do campo visual realizado com o campímetro manual (Campímetro de Goldmann). Esse exame permite uma melhor análise do campo visual periférico. É um ótimo método para avaliar pacientes com grande perda da visão, pacientes idosos ou debilitados e crianças, pois é um exame que possui grande interatividade entre o técnico e o paciente. Um técnico experiente é muito importante para a realização deste exame.

Campimetria (Perimetria) de Dupla Freqüência – FDT

É um exame computadorizado do campo visual que analisa a função de um grupo específico de células da retina. Acredita-se que este exame seja mais sensível no diagnóstico precoce do glaucoma, já que detecta defeitos no campo visual antes que sejam percebidos por outros métodos.

Exame OCT

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

Novo método de diagnóstico por imagem, não invasivo, que permite o estudo de tecidos vivos, através de cortes ópticos com resolução microscópica. Especialmente utilizado na avaliação diagnóstica, pré e pós-tratamento das doenças retinianas, principalmente as maculopatias e na análise do nervo óptico e das camadas de fibras nervosas da retina, para um diagnóstico precoce de glaucoma.

Exame Ceratoscopia

Topografia corneana computadorizada (Ceratoscopia) com wavefront

Utilizado para avaliação de doenças corneanas. Indispensável no pré e pós-operatório de cirurgias refrativas e transplantes. Instrumento especialmente usado na adaptação de lentes de contato.

Exame Biometria de Imersão

A Biometria é um exame ultrassonográfico que determina o cálculo do grau da lente intra ocular utilizando-se a medida do comprimento ântero-posterior do globo ocular e a medida da curvatura da córnea (Ceratometria). A técnica de imersão propicia medidas mais precisas e , portanto, mais confiáveis.

Documentação fotográfica e com vídeo digital para exames

O IPOE disponibiliza para determinados exames uma documentação fotográfica e com vídeo digital.

Exame Mapeamento de Retina

Mapeamento de retina ou oftalmoscopia indireta

Exame mais freqüentemente utilizado na avaliação detalhada das doenças do fundo do olho. Pode ser realizado tanto nas salas de consulta quanto em salas de cirurgia, para avaliar as alterações da retina e do vítreo. Logo após o paciente ter as pupilas dilatadas, o médico utiliza o oftalmoscópio indireto para a realização do exame.

Exame Microscopia Especular de Córnea

Exame especializado para analisar a camada mais interna da córnea, o endotélio corneano.

Aparelho faz a contagem das células endoteliais corneanas por mm2, homogeneidade do tamanho, alteração da forma e do aspecto dos limites celulares. Permite uma avaliação indireta da vitalidade do endotélio corneano.

Utiliza-se aparelho de última geração, de não contato (não necessita entrar em contato direto com o olho). Importante exame auxiliar no diagnóstico de doenças endoteliais corneanas, acompanhamento de transplante de córnea e avaliação pré-operatória de cirurgia de catarata.

Exame PAM (Potencial Acuity Meter)

O P.A.M. (Acuidade Visual a Laser) é um método que mede o potencial de acuidade visual que o olho consegue atingir através da emissão de um feixe de luz infra-vermelha. É utilizado quando existem opacidades de meios (ex: catarata, opacidade vítrea, etc.).

Exame Paquimetria Ultrassônica

Exame com utilização de sonda ultrassônica com capacidade de medir a espessura da córnea. A córnea humana tem espessura média de 0,5 mm na região central e atinge 1mm na periferia. Exame útil no auxílio diagnóstico de glaucoma, pré-operatório de cirurgia refrativa e acompanhamento de doenças da córnea, como ceratopatia bolhosa, distrofias corneanas e rejeição de córnea

Exame Retinografia

É a fotografia simples do fundo do olho, pode ser colorida ou em branco e preto; é realizada em um aparelho chamado retinógrafo. Serve para documentar a imagem atual do fundo do olho, ilustrando o diagnóstico e servindo como arquivo para futuras comparações. Muito utilizada para documentar imagens da retina e do nervo óptico.

Exame Teste Ortóptico

Exame que inclui a avaliação motora e sensorial dos olhos. A parte motora estuda a movimentação ocular e a presença de diferentes níveis de desvio dos olhos (estrabismo). O estudo sensorial analisa se existe o funcionamento conjunto de ambos os olhos, que resulta na percepção de profundidade.